Karmann Ghia Clube de Belo Horizonte, Brasil

Bem-vindo! Welcome! Willkommen! Velkommen! Bienvenido! Bemvenuto! Soyez le bienvenu! Kαλωσόρισμα! 歓迎!
E-mail: kgcbh@terra.com.br

sábado, 19 de novembro de 2011

Festa do SP2

O SP2, segundo VW mais bonito do mundo, comemora 40 anos no próximo ano, mas a turma do VW SP2 vai começar a festa já no próximo mês, já que o carro foi apresentado ao público durante a Feira da Indústria Alemã, de março de 1971. O evento ocorrerá em Barra Bonita, interior de São Paulo, nos dias 10 e 11 de dezembro.



Sobre o SP 2: Projetado integralmente no Brasil, o carro foi batizado de SP (iniciais de São Paulo, estado onde foi idealizado e produzido) e chegou a ser produzido em duas versões, SP1 (1.584 cc e 65 cv) e SP2 (1.678 cc e 75 cv). O SP2 foi construido com chassis e mecânica basicamente da VW-Variant, com algumas diferenças, como freios dianteiros a disco e motor de 1679cc com dupla carburação (Solex 34 PDSIT).

O SP2 continuou em linha até fevereiro de 1976, atingindo a marca de 10.205 unidades produzidas, das quais 670 exportados para a Europa. A VW chegou a cogitar a substituição do motor por outro mais potente, o do VW-Passat (refrigerado a água), cujo protótipo foi chamado de SP3. Porém, o custo do investimento mostrou-se muito elevado e o carro infelizmente não passou de um protótipo.





Automóveis no Brasil, Editora Alaúde, Fábio Steinbruch

Nenhum comentário:

Postar um comentário