Karmann Ghia Clube de Belo Horizonte, Brasil

Bem-vindo! Welcome! Willkommen! Velkommen! Bienvenido! Bemvenuto! Soyez le bienvenu! Kαλωσόρισμα! 歓迎!
E-mail: kgcbh@terra.com.br

domingo, 19 de dezembro de 2010

KG Dacon na Revista Octane de 2007








Esse KG que já foi pilotado pelos grandes pilotos que compunham a Equipe Dacon, que eu vi correr nos anos 60, que passou por diversos proprietários até ser restaurado pelo piloto-colecionador carioca Paulo Lomba e depois adquirido pelo Paulo Trevisan, estava ali, prontinho. Seu motor de 1600 Super de Porsche 356 trabalhado, cilindrada aumentada para 1720 cm3 com kit NPR, as 4 bocas dos dois carburadores duplos, a caixa de câmbio original Porsche com as marchas escalonadas para uso exclusivo em pista, os freios originais ATE, as impressionantes rodas Kron Prinz, os enormes pneus Cinturato 215 x 15 na traseira, as pequenas lanterninhas junto à base do vidro traseiro, os faróis de milha Cibié Oscar. Estava tudo lá, como se ainda pertencessem à equipe fundada por Paulo Goulart.

Estava no box após ter experimentado o Aldee, quando ouço Trevisan, de prancheta na mão, dar o comando:

-Vicente, você agora no Karmann-Ghia Porsche.

Finalmente é chegada a minha vez de saborear o KG-Porsche, certamente o melhor pedigree dos carros presentes. Motor trabalhando afinadinho, ronco grosso saído da descarga quatro-em-um, que nem um felino rosnando. Seabra, que encostara o carro no box me avisa que o freio estava um pouco baixo. Me atiro dentro do carro, ajusto o cinto de segurança, no que Trevisan fala:

-Primeira muito longa, giro alto.
-Eu, que vi esses carros correndo, respondo:
-Eu sei Paulo, 'xá comigo! E no circuito, pelo jeito é só terceira e quarta.
-Isso mesmo, Vicente, terceira e quarta.

E já acomodado no carro, levando o giro e saio dos boxes esticando bem a primeira e quase entrando na pista engato a segunda, estico também, e já entro na Curva 1, após a reta, em terceira acelerando. A frente escapa um pouquinho, o que é concebível pela largura dos pneus traseiros comparada à dos dianteiros, dou motor, potência transferida para o chão, a traseira "senta" e dá uma leve escapadinha .....ôpa, nessa hora me lembrei da recomendaçao do Trevisan para que tivéssemos cuidado com os pneus do KG já "idosos" .........e o carro contorna a curva numa boa.

Aí eu já me sentindo um piloto da elite que compunha o time da Dacon, começo a fazer o miolo com cuidado de dar uma beliscadinha nos freios onde necessário para entrar redondo e sair forte, comme il faut, motor sempre cheio para dar o ar de sua graça e colocar a traseira no devido lugar, mas sempre lembrando dos pneus traseiros de idade avançada. Saio da Curva do Radiador embalado, engato a quarta, terceira para o "Esse" e Curva da Vitória, motor sempre cheio, entro embalado na reta, motor pede a quarta, eu cedo ao seu pedido e ......não abusei das RPM. Levantei o pé direito, afinal ali eu estava saboreando um carro de valor inestimável, como um caviar Beluga. Percorro a reta com o motor pedindo mais, alivio o acelerador antes do que poderia, belisco os freios suavecito, engato a terceira e contorno a Curva 1, frente tendendo a escapar, dou motor para corrigir a trajetória, tangência correta, saída de curva com motor cheio e lá vou eu e "meu" KG-Porsche para o miolo novamente, me deliciando nas curvas em relevé de Guaporé. Apesar da traseira por vezes arisca, o menino é obediente.

E assim se passaram as minhas cinco voltas regulamentares, respeitando o limite de giros, cuidando dos pneus, curtindo o torque do maravilhoso motor Porsche - uma saúde de jovem nas saídas de curva e um grande apetite nas retas - vivendo momentos que jamais eu imaginara viver. Termino a quinta volta já contornando a Curva da Vitória em velocidade mais baixa, não me deixando seduzir pelo canto da sereia de acelerar para entrar embalado na reta novamente. E lá vamos nós dois, o KG e eu, para os boxes, para outro felizardo sentir o mesmo que senti.

Agora que já viram as fotos, leram o texto, e se não assistiram aos videos, que o façam agora.
http://www.youtube.com/watch?v=xy7YMNEPmAA&feature=player_embedded
http://www.youtube.com/watch?v=RCg7S-auFc8&feature=player_embedded

Eu não me canso de assistí-los para lembrar daqueles momentos que o Trevisan me proporcionou.
Vicente Miranda

(reprodução/foto KG na pista Mestre Joca)

Contribuição do Fred Carvalho

Um comentário:

  1. Eu participei desse evento, foi em Guaporé, janeiro deste ano. Não cheguei a andar no KG Porsche mas pude ver todos os detalhes e escutar o ronco do motor. Fantastico

    ResponderExcluir