Karmann Ghia Clube de Belo Horizonte, Brasil

Bem-vindo! Welcome! Willkommen! Velkommen! Bienvenido! Bemvenuto! Soyez le bienvenu! Kαλωσόρισμα! 歓迎!
E-mail: kgcbh@terra.com.br

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Aniversário de 40 Anos do Karmann Ghia TC

No próximo dia 30 de agosto o Karmann Ghia TC completará 40 anos! Seu lançamento ocorreu nesse mesmo dia de 1970, no Salão do Automóvel de São Paulo. O lançamento do TC marcou uma nova era no mercado de veículos esportivos no Brasil, já que mesmo preservando diversos vínculos estéticos com seu antecessor, o TC basicamente representava um novo carro, destinado a um segmento de mercado mais exigente e sofisticado.

A Karmann juntamente com o estúdio Ghia, foram os idealizadores do projeto. Entretanto, todo o desenvolimento do esportivo, ocorreu no Brasil sob a supervisão da matriz VW na Alemanha. O italiano, Giorgetto Giugiaro foi o responsável pelo design. Ele se inspirou nas linhas do Porsche 911, principalmente nos detalhes da dianteira e conjunto óptico traseiro do esportivo.

Vendido em uma única versão, o  TC era equipado com motor 1.600cc de 65 CV, refrigerado a ar, com dupla carburação de corpo simples, que viria a ser utilizado também na linha VW Variant / TL / Brasília e Zé do Caixão. O câmbio manual de 4 velocidades, era o mesmo que boa parte dos veículos VW com motor ar utilizava naquela época. A adoção de freios a disco nas rodas dianteiras e um baixo centro de gravidade contribuíam para que o VW TC ganhasse o apelo esportivo que a montadora queria no modelo.

Foto e texto reproduzidos de @viaFernando A. De Gennaro www.interney.net/blogs/saloma

2 comentários:

  1. Queria pedir a ajuda dos amigos.
    Tenho uma Karmann Ghia TC e gostaria de saber realmente qual foi o último ano de fabricação e o número de unidades fabricadas, seria possível me ajudarem com essa informação?
    Pois a minha é ano e modelo 1.976, n° de fabricação 18.111.
    Na espera de ajuda,abraço João.

    ResponderExcluir
  2. João:

    Sua dúvida tem muito fundamento. Os dados de produção destes veículos são muito pouco confiáveis e há divergências significativas entre as distintas fontes. O livro do Rogério Simone & Rogério Ferraresi, por exemplo, fala de uma produção total de 15,097 TCs, até 1975. O livro é omisso sobre qualquer TC produzido em 1976.

    Outras publicações como as revistas Old Cars, Classic Show e (a mais confiável delas) Quatro Rodas, mencionam uma produção até 1976 ao todo de mais de 18 mil unidades, mas sem precisar o número total. O número mais próximo que encontrei foi de 18.100 unidades (4R). Já o livro do Fábio Steinbruch (Automóveis no Brasil) confirma a produção até 1976, mas não menciona as unidades fabricadas. Finalmente, um livro do americano Malcom Bobbit fala de 87 TCs produzidos em 1976...

    Em parte, essas divergências se devem ao fato da VW manter controles frágeis àquela época e de ter tido, muito provavelmente, dificuldades para desovar o estoque final destes carros. Assim, mesmo que fabricados em 75, alguns dos TCs só deram saída da fabrica no ano seguinte. Quando medidos pela produção são de 75, mas segundo a expedição são do ano de 1976.

    Pelo visto, o seu carro deve ser um dos últimos a terem deixado a linha de produção, e isso é o que importa! Se souber de outra informação aviso.

    Abraços,

    ResponderExcluir